quinta-feira, 29 de julho de 2010

FELIPE CORDEIRO e Os Astros do Século







Apresentam: BARATO KITSCH


Chegou a hora de sentir o barato que a música paraense pode oferecer! O músico e compositor Felipe Cordeiro embarca em seu mais novo projeto, e apresenta, o show “Barato Kitsch”, inspirado no álbum “Kitsch Pop Cult”, a ser lançado em breve com patrocínio do Conexão Vivo.
Em uma nova linha musical diferenciada do CD “Banquete”, lançado ano passado, Felipe Cordeiro e “Os Astros do Século”, como são chamados os integrantes Leo Chermont (guitarra), Maurício Panzera (baixo), Arthur Kunz (bateria), Adelaide Tereza e Luiza Braga (vocais), apresentam ao público “o barato de ser kitsch” na música brasileira, que se utiliza dos anos 80 para retomar ritmos como a lambada, o brega, em conexão com a música experimental cult e as sonoridades que também “ressurgem” na música contemporânea paraense, como as guitarradas, o carimbó e o tecnobrega. A estética da “cópia” é o mote deste novo trabalho, que, segundo Felipe, representa um pouco do que vem acontecendo com a música paraense quando o assunto é vanguarda e novos rumos.
Além de músicas inéditas do “Kitsch Pop Cult”, o “Barato Kitsch” ainda tem no repertório clássicos de grandes astros que serviram de inspiração para o conceito do CD, como Alípio Martins, Arrigo Barnabé e Luiz Tatit (Grupo Rumo), canções da vanguarda paulista dos anos 80’ e arranjos inusitados de músicas consagradas de Arnaldo Baptista, Jorge Bem e Moraes Moreira. Felipe também destaca a importância que seu pai possui no surgimento deste trabalho. Manoel Cordeiro é ex-integrante e produtor da banda “Warilou”, que fez sucesso com lambada no norte e nordeste do país nas décadas de 80 e 90. É também graças às referências que tive com meu pai que busco a inspiração para as minhas músicas, diz.
O projeto do CD e a idéia musical já estava pronta, mas ainda era preciso sentir que a parceria com “Os Astros do Século” iria funcionar. O grupo resolveu então fazer pequenas apresentações em shows de amigos e parceiros. Foram três participações no projeto Casarão Live, no Café com Arte, uma participação especial no show do Mano Chao, junto com a banda “Juca Culatra e Power Trio”, além da primeira apresentação solo na Feira do Empreendedor. Logo chegaram a conclusão que a idéia de unir backing vocals no estilo retrô com batidas progressivas e solos irreverentes dava mais que certo. O resultado está em Barato Kistch! Uma apresentação oficial do grupo foi os shows em Marabá, no dia 24 de julho (sábado), e Castanhal, no dia 8 de agosto (domingo), pertencentes ao circuito do Conexão Vivo.
Num mundo onde tudo se copia de forma barata, e, principalmente, na música paraense, Felipe Cordeiro e “Os Astros do Século” confundem e divertem o público com uma música controversa, copiada e inventiva, num show repleto de criatividade e irreverência, com o melhor da cultura kitsch emergente na cidade, sem perder o “barato” do que é bom. Quanto mais a nossa música se livrar da idéia equivocada, ingênua e conservadora de que temos “raízes”, mais chegaremos com nossa cultura a lugares novos e assumiremos o lugar privilegiado no cenário da música brasileira. Nós temos que dar as cartas.

by Felipe Cordeiro
Ler mais: http://blogs.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.ListAllCustom&friendId=534784828&swapped=true#ixzz0v752RY5j

Nenhum comentário:

Postar um comentário