quarta-feira, 12 de maio de 2010

"VERTENTES ARTÍSTICAS DA AMAZÔNIA" por MANOEL CORDEIRO

 Apresento aqui um texto de Justificativa de Manoel Cordeiro para o seu programa de televisão VERTENTES ARTÍSTICAS DA AMAZÔNIA 

A grandeza da AMAZÔNIA não está concentrada apenas na extensão do seu território, mas fundamentalmente, na grandiosidade de seu povo formado através da herança cultural oriunda por várias vertentes.
Essa extensão territorial favoreceu a segregação desse povo que foi se localizando em regiões e espaços distanciados, porém, apesar das especificidades encontradas no marabaixo, batuque, carimbó, siriá, marujada, sairé, boi-bumbá e outros, observa-se que há convergência das batidas, dos sons e do uso dos instrumentos, caracterizando, portanto, a dialética regional que aglutina essa arte seja no Pará, Amapá, ou Amazonas, suscitando uma identidade regional formada através dessas várias vertentes.
As raízes não são abandonadas quando utilizam os recursos tecnológicos mais avançados. Existe a preservação e fidelidade ao som nativo, mas os instrumentos modernos, inclusive os cibernéticos podem e devem ser utilizados pelos produtores musicais comprometidos com o viés cultural regional.
Apresenta-se aqui não somente a perspectiva da riqueza cultural existente na Amazônia, mas, sobretudo uma proposta de viabilização do trabalho artístico e cultural voltado para o público da televisão, objetivando divulgar, debater e preservar as origens caboclas na arte musical e em todas as artes da região, porém, acompanhando as evoluções tecnológicas como recursos viáveis para produção e divulgação dessa arte.
Nossa perspectiva fundamenta-se na Dialética, recorrendo-se aqui mais especificamente ao seu primeiro princípio que afirma “tudo se relaciona”, e aí ressaltamos a importância do Turismo para o engrandecimento de qualquer região, sendo este intrínseco as questões culturais, pois se o 10% do PIB mundial é gerado pelo Turismo, nossa região representará uma vocação muito mais natural do que já é, se mostrar ao turista a riqueza, diversidade e as vertentes que convergem para o imenso rio cultural da região Amazônica, da mesma forma que ocorre com os rios afluentes ao rio Amazonas.
As diferenças culturais compartilhadas um mesmo espaço edificam uma cultura avançada e desenvolvida, pois essa unidade e luta dos contrários expressa o que há de melhor em cada uma de suas qualidades. Partindo desses fundamentos, há necessidade que os partidos políticos priorizem as nuances culturais de um povo principalmente por suas prioridades.
By Projeto Manoel Cordeiro em VERTENTES ARTÍSTICAS DA AMAZÔNIA.
Foto: Sônia Canto Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário